Gamificar Passo a Passo
Passo 1: Identifique o objetivo a alcançar.
Ao contrário dos jogos, na gamificação há um objetivo a alcançar. Devemos debruçar-nos sobre as dificuldades que nos inquietam: indisciplina, dificuldades de aprendizagem num dado conteúdo, motivar os alunos a adotar novos hábitos ou comportamentos.
Passo 2: Descubra o que motiva os seus alunos
Converse com os seus alunos sobre os jogos que eles gostam ou outras atividades que os motive. Questionem os vossos alunos sobre o que existe nessas atividades que os motiva:
- O desafio?
- O feedback constante?
- Jogar com os colegas ou contra os colegas?
- Evitar perder o que angariou?
- Colecionar itens?
- Ser o melhor?
- Descobrir a história ou aventurar-se pelos mapas?
Passo 3: Averigúe que ferramentas proporcionam as mesmas sensações de motivação
Explore a informação sobre os Componentes de Gamificação em que se inserem as principais motivações dos seus alunos:
Explore as ferramentas que proporcionam sensações semelhantes realizando a busca pelas componentes de gamificação identificadas:
Passo 4: Defina as ferramentas a adotar e averigúe se dispões das condições
Nem sempre dispomos das condições ideias para utilizar as ferramentas que escolhemos. Por isso escolha as ferramentas que podem funcionar dentro das condições que dispõe. O desanimo dos alunos quando algo falha poderá ser um grande entrave à realização das tarefas.
No entanto, não desanime se ocorreu um imprevisto. Pois imprevistos podem ocorrer em qualquer situação e poderá ser uma oportunidade de analisar com os seus alunos a melhor forma de resolver a situação. Os alunos ao fazerem parte da solução ficaram mais empenhados para que esta seja resolvida com sucesso.
​
Passo 5: Planear e implementar
Agora que os ingredientes necessários estão selecionados, poderá planear a sua atividade de forma a atingir o objetivo a que se propôs.
Problemas a precaver:
Nem sempre dispomos das condições ideias para utilizar as ferramentas nos aparecem como ideais. No entanto, há problemas que devemos antever e precaver:
​
- O acesso é gratuito?
Verifique a informação disponível. Há ferramentas que dispõem utilização gratuita durante determinado período (15 a 30 dias). Há outras que possuem uma versão mais simples de acesso gratuito.
​
- Quais os equipamentos necessários?
Há ferramentas que apenas funcionam num tipo de equipamentos, muitas das vezes associados ao tipo de plataforma em que estão disponíveis. Verifique se pode funcionar através do navegador, pois assim poderá usar em qualquer equipamento.
​
- Funciona obrigatoriamente on-line, ou permite imprimir exercícios ou descarregar para uso off-line?
Há ferramentas que obrigatoriamente é necessário estar ligado online de forma continua. No entanto, há outras que permite o download e funcionamento sem ligação à Internet. Há também ferramentas que permitem imprimir as atividades preparadas, poderá optar por estas quando o acesso à Internet é escasso ou dificil.
​
- É necessário que os seus alunos criem conta para utilizar?
Muitas vezes os alunos esquecem as informações de acesso às contas que dispõem. Promova o hábito de apontar essas informações no caderno do aluno. Assim, sempre que este necessitar poderá consultar a informação.
​